CURSOS/instrumentos/percussão

A forma de fazer música, “percutindo” um tambor, é a mais antiga da humanidade e por isso o universo da percussão é muito rico. Há instrumentos de percussão em todas as culturas do planeta e na maioria delas a sessão rítmica de sua música é uma das características mais marcantes daquela cultura.

Só no Brasil, temos inúmeras manifestações musicais: O Samba, os ritmos nordestinos como o Baião, o Côco, o Xote, o Frevo, a Ciranda, o Maracatu, os ritmos de Candomblé como o Ijexá, etc., só para falar dos mais conhecidos.

Temos também os ritmos latinos como o Bolero, a Salsa e o Cha Cha Cha, o Reggae e a aplicação da percussão na música pop.

O curso de percussão da Canto do Batuque é focado nos instrumentos em que o aluno (ou grupo de alunos) tenha interesse e no estudo do gênero a que esses instrumentos pertencem. Nosso curso trabalha de forma sólida e objetiva todos os conceitos necessários a um pleno aprendizado dos vários instrumentos de percussão:

1. parte técnica de cada instrumento

2. leitura rítmica.

3. desenvolvimento da percepção e linguagem musical.

4. aprendizado das principais levadas de determinado gênero e da interação dos vários instrumentos que formam a sessão rítmica desse gênero.

Todos os conceitos técnicos e teóricos são aplicados a um repertório estimulante passando pelos vários estilos. Sempre respeitando o gosto musical dos alunos e seus objetivos a curto, médio e longo prazo.


Professores de percussão

David Mariano

Percussão