CURSOS/em grupo/leitura e percepção

A poluição sonora a que somos expostos diariamente faz com que nosso ouvido se proteja e pare de perceber diversos sons ao nosso redor. Para reverter este processo de perda de sensibilidade auditiva, devemos praticar a observação dos sons. Como músicos, cantores, instrumentistas, arranjadores, etc., devemos estar com o ouvido aguçado para ouvir referências e sermos capazes de reproduzir sons melódica, harmônica e ritmicamente. Devemos ainda desenvolver o “ouvido interno” para podermos criar novos sons.

A maioria dos cursos de música atuais está focada na parte técnica, esquecendo-se de que um músico que não ouça bem e não tenha a compreensão teórica daquilo com que trabalha, não é um bom músico. Por isso estamos propondo um curso de desenvolvimento da percepção auditiva e do conhecimento teórico, para gerar músicos auto-suficientes e atentos as informações sonoras a que são expostos.

Conteúdo:

1. PROPRIEDADES DO SOM

· Altura = Hz
· Intensidade = dB
· Duração = s
· Timbre

2. NOTAS MUSICAIS

· Seus nomes e localização no teclado
· Distâncias entre notas ou INTERVALOS
· Identificação, reprodução e memorização de intervalos
· Intervalos ascendentes, descendentes, melódicos e harmônicos

3. ACORDES

· Seus nomes, cifras e localização no teclado
· Identificação do acorde e de suas notas
· Tipos de acordes e suas funções

4. ESCALAS TONAIS

· Seus nomes e intervalos que às constituem
· Identificação e reprodução
· Aplicação de escalas sobre acordes

5. ESCALAS MODAIS

· Seus nomes e intervalos que às constituem

6. CAMPO HARMÔNICO

· Princípios e montagem de um campo harmônico

7. PERCEPÇÃO RÍTMICA

1. Notação Rítmica

· Símbolos e duração
· Leitura rítmica com voz

2. COMPASSO SIMPLES

· Tipos de compasso e leitura
· De semibreve a semicolcheia
· Leitura com voz e corpo

3. COMPASSO COMPOSTO

· Tipos de compasso e leitura
· De semibreve a semicolcheia
· Leitura com voz e corpo


Professores de leitura e percepção

Aldo Barreto

Violão e Bateria